Saiba quais as melhores dicas para fazer o controle eficiente de visitantes no condomínio

01/07/2023min de leitura

Um condomínio é um empreendimento que reúne muitos moradores diferentes e, por isso, o fluxo de pessoas é bastante intenso nesse espaço. Tanto moradores quanto convidados entram e saem, correspondências e encomendas chegam, empresas terceirizadas precisam prestar serviços. Como a portaria e a garagem são pontos críticos, é fundamental que seja feito um bom controle de visitantes para manter a segurança do espaço. 


Nesse contexto, adotar um controle de visitantes eficiente é uma das principais tarefas da administração de condomínios tanto residenciais quanto comerciais. Seja no acompanhamento do fluxo de pessoas ou de veículos, é imprescindível que a gestão tenha um bom e robusto planejamento de segurança, que ajude a controlar, com o auxílio da tecnologia, quem entra e sai do condomínio para evitar transtornos e possíveis situações de perigo. 


Por isso, os síndicos do condomínio precisam saber fazer um controle de visitantes eficiente para resguardar moradores e usuários. Adotar algumas medidas e práticas que envolvem condôminos, funcionários e a própria administração pode ajudar muito nesse controle. Quer dicas do que fazer para garantir mais segurança? A Nova Época Imóveis separou dicas muito importantes para um controle de visitantes baseado nas demandas de cada condomínio, além de falar sobre a importância desse controle de acesso e das condutas que devem ser adotadas para gerar mais segurança. Para mais dicas e informações sobre condomínios ou sobre o mercado imobiliário, não deixe de acompanhar nosso blog


Qual a importância de manter um controle de visitantes eficiente no condomínio? 


Muitos acreditam que o fluxo de  circulação de pessoas em um condomínio residencial é mais limitado, porém, atualmente já existem condomínios enormes, com vários edifícios e milhares de moradores. Isso torna o fluxo de pessoas muito variado devido a inúmeros fatores, mas de fato basta somente um visitante indesejado para causar um pequeno caos no espaço. 


Nesse contexto, manter um controle de visitantes mais eficiente, independente da sua natureza e do tamanho dos condomínios, é essencial. Essa prática é importante por alguns motivos: 

 

  • Identificar os horários de entrada e de saída dos visitantes;
  • Evitar assaltos, roubos e furtos;
  • Organizar a circulação de pessoas nas áreas comuns; 
  • Identificar quem está circulando pelo condomínio;
  • Estipular horários de entrada e de saída para prestadores de serviços;
  • Evitar a circulação de pessoas nas áreas internas do condomínio sem terem sido corretamente identificados;
  • Evitar a entrada de funcionário demitido após o descadastramento na portaria;
  • Identificar o roteiro feito por cada pessoa no espaço.


Dicas de práticas para o controle de visitantes no condomínio 


Como dissemos mais acima, o controle do acesso de pessoas ao condomínio é uma das boas práticas que o síndico deve adotar em sua gestão condominial. Por conta da importância de fazer um controle eficiente de visitantes, a administração deve ter em mente algumas condutas que possam otimizar essa tarefa. Dentre elas está adotar um método eficiente, treinas os funcionários, documentas as situações, privilegiar a segurança, entre outros. 


Agora vamos enumerar algumas dicas que podem te ajudar a fazer um melhor controle de quem entra e sai de um condomínio para garantir a segurança de todos os moradores: 


1 — Use a ajuda da tecnologia 


A Nova Época já mencionou aqui no blog em inúmeros posts sobre a importância da ajuda do avanço da tecnologia em diversos aspectos da nossa vida. Com seu avanço a cada dia, está disponível uma variedade de equipamentos e ferramentas, inclusive para a administração condominial. Os sistemas de segurança não ficam fora desse movimento. 


Controle de acesso biométrico, câmeras de segurança e portal virtual são ótimas opções para fazer o controle dos visitantes, identificando cada um e monitorando a permanência de cada um no local. Além disso, ainda é possível usar um software para cadastrar cada indivíduo que têm certa permissão para entrar na unidade. 


2 — Peça a identificação do visitante 


É muito comum que as portarias exijam uma identificação das pessoas que desejam entrar no condomínio, porém, nem sempre isso é feito da maneira mais eficaz. É importante que o indivíduo não tenha acesso direto ao porteiro. Para isso, deve haver uma identificação preliminar através de um interfone ou de um vidro. O porteiro, então, deve contatar o morador para depois liberar o visitante.


Em um primeiro momento, o visitante deve se identificar pelo nome, quem está indo visitar e qual o número do apartamento. Caso o morador autorize que o visitante entre, ele deve passar por um portão e fornecer algum tipo de documento para o porteiro. Somente depois disso que o segundo portão deve ser aberto e o acesso pode ser permitido. 


3 — Não existem exceções 


Para evitar que falhas no controle de visitantes ocorram, o síndico precisa oferecer treinamento para os funcionários da portaria. Além disso, é importante estabelecer regras que sejam rigorosamente seguidas, assim, a equipe estará devidamente preparada para resolver algumas situações questionáveis, como: 

 

  • Visitante que insiste em entrar sem a presença do morador; 
  • Visitantes que não estão com o documento de identificação;
  • Visitantes acompanhados de alguém que o morador desconhece;
  • Visitantes que não sabem o nome ou o apartamento certo do morador que deseja encontrar.

 

Exceções não podem ser permitidas, já que são justo nessas falhas que criminosos encontram brechas de segurança. Por isso, a entrada do visitante só pode ser permitida com a autorização do morador.


4 — Incentive a conscientização dos moradores 


Na maioria das vezes as falhas no controle de visitantes e, consequentemente, da segurança se deve por culpa dos próprios moradores. Isso acontece porque muitos querem facilitar e tornar mais rápida a entrada de parentes ou amigos, por isso, pressionam porteiros para que eles não cumpram com o protocolo de acesso de maneira rigorosa.


Para evitar isso, é portante que o síndico aproveite reuniões e assembleias sobre a gestão do condomínio para alertar os moradores, ao passo que pedem a compreensão de todos, esclarecendo que problemas muito graves podem acontecer por conta desses tipos de atitudes. 


Como podemos perceber, o controle de visitantes gera não só mais segurança como também bem-estar de todos os moradores do condomínio. Por isso, é importante que seja conduzida de maneira correta para aumentar a segurança, não permitindo que desconhecidos tenham acesso às unidades e evitando que moradores sejam importunados por pessoas indesejadas. 


A Nova Época Imóveis espera que você tenha gostado desse post e aproveite essas dicas para aumentar a segurança no seu condomínio! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":